segunda-feira, 29 de Abril de 2024  09:49
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-04-2007

Iniciativa pioneira no Mundo bate todos os recordes


Aveiro - Competições Nacionais de Matemática e Biologia

Nos próximos dias 2, 3 e 4 de Maio, a partir das 9.00 horas, o Projecto Matemática Ensino (PmatE) da Universidade de Aveiro (UA) realiza, pelo 17º ano consecutivo, as Competições Nacionais de Matemática - MINImat, MAISmat, EQUAmat e mat12.

Com estreia marcada para este ano estão duas Competições Nacionais de Biologia - a MINIbio e a bio 10 11.

Esta é uma iniciativa que pretende contribuir para o fortalecimento e difusão da cultura científica nacional, associando o know-how do Projecto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro ao papel fundamental que desempenham as Escolas na Educação de toda a comunidade escolar.

Reunindo cerca de 15 mil alunos em torno da promoção e divulgação das Ciências, em particular da Matemática e da Biologia, estas Competições Nacionais vão envolver 1416 Escolas oriundas do território nacional, Ilhas e Moçambique,com o principal objectivo de criar e aumentar o gosto pelas disciplinas, ajudar a combater o insucesso e o abandono escolar, promovendo também, o uso dos computadores e da Internet.

Para aceder ao jogo, o utilizador necessita, apenas, de efectuar o seu registo no sítio do PmatE, http://pmate.ua.pt, escolher o perfil pretendido (Professor, Aluno ou Utilizador), e jogar a competição adequada ao ciclo de ensino que frequenta.

Apresentado sob a forma de jogo e separado por ciclos de ensino, este software alia os conhecimentos curriculares ao jogo e ao desafio, ajudando a superar dificuldades e a contribuir para a construção do saber e do gosto pela Matemática e Biologia.

O desafio é aliciante: ultrapassar vinte níveis no menor tempo possível, respondendo correctamente às questões de matemática e biologia escolares que vão aparecendo nos vários ecrãs. Duas “vidas” por nível, uma dificuldade gradual e a não repetição de perguntas são os ingredientes que tornam estas competições num forte estímulo para a aprendizagem da Matemática e Biologia.

Como realça o Prof. António Batel, coordenador do PmatE, «o envolvimento criado entre alunos, professores e comunidade local fomenta o gosto pela disciplina e o seu consequente desempenho no estudo. Com esta Competição espera-se que os alunos olhem para as ciências e usem a tecnologia de uma forma diferente». A todos os participantes serão entregues prémios de participação, sendo premiadas as cinco melhores equipas de todos os anos lectivos e as cinco melhores escolas de cada competição.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®